O Fantasma de Anya — Vera Brosgol

o fantasma de anya, 2016Sinopse: A vida de Anya dá uma guinada quando ela cai num buraco na floresta e encontra o fantasma de uma garota morta há muito tempo, Emily. Por ter sido privada da vida de uma adolescente normal, Emily é um fantasma ressentido. Quando consegue seguir Anya até em casa, procura maneiras de ser útil e convencer Anya a deixá-la ficar. E Anya começa a desfrutar dos benefícios de uma amiga invisível, que pode ajudá-la a viver no mundo às vezes complicado de uma escola secundária. Naturalmente, os problemas não tardam a surgir. E, como dá para adivinhar, o resultado dessa amizade pode causar situações desastrosas e assustadoras.


Confesso que eu nunca leria esse livro se não fosse um indicação. As minhas expetativas estavam altas, e felizmente, depois do azar que eu tive com aquele livro que não precisa ser nomeado, O Fantasma de Anya veio para levantar o meu astral e me tirar da ressaca.

Anya é uma adolescente qualquer, que mora com a mãe o irmão mais novo. Ela é Russa, e sua família veio para os Estados Unidos quando ela ainda era pequena. Uma menina normal, que tem os mesmos problemas que todas nós temos: autoestima, aceitação entre outros. Em um belo dia, (ou não tão belo assim) ela cai em um buraco e lá ela encontra um fantasma.

O que mais me deixou feliz nesse livro foi a simplicidade com que os temas foram abordados. É claro que tem o clichê de não ser popular, só ter uma amiga e ser apaixonadinha no popularzinho da escola. Mas é bem mais do que isso. Os personagens tem camadas além das que são expostas. Todos ali tem erros, e ninguém tem a vida “perfeita”.

A Anya é a melhor personagem, eu me identifiquei bastante com ela. Ela tem uma insegurança a respeito do próprio corpo por não ser tamanho 34. Eu sei que várias pessoas passam por isso, e eu passo até hoje. É difícil se aceitar, e a autora trata disso de um jeito tão bacana que eu acho difícil as pessoas não se relacionarem.

Emily, a fantasma da Anya, é uma personagem um tanto quanto simbólica. Qualquer coisa além disso será um spolier

O livro fala sobre preconceito e o egoismo que nos cega enquanto somos jovens. Ele também conta com boas personagens femininas. Ele é bem curtinho mesmo, tem umas 200 e poucas paginas e dá pra ler em uma hora. É uma história em quadrinho com tons de preto, branco, azul e roxo.  A minha única reclamação seria que ele acabou rápido demais. Dei 5/5 no Skoob e favoritei. Recomendo a todos.

Anúncios

8 comentários sobre “O Fantasma de Anya — Vera Brosgol

  1. Adorei a ideia do livro. ele é infanto-juvenil né? Já me imagino usando ele em sala de aula. Achei a capa muito fofa, é boa pra chamar a atenção dos mais jovens. Vou colocar na minha lista de compras do mês que vem, ele está por R$19,00 no submarino, mas eu to sem grana agora :/

    Curtir

  2. Olá, tudo bem?

    Estou de olho neste quadrinho faz um tempinho. Mas não tinha muito ideia do assunto abordado nele. Quanto o problema do 34, eu nunca tive, nunca me importei muito com peso. Sou muito gulosa, como horrores.kk.
    Estou esperando uma oportunidade para adquirir esta HQ. Bem curiosa para ler.

    beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pam, adorei a forma como você nos mostrou os temas tratados no livro. Pois quando o livro tem muitos clichês o leitor tende logo a torcer o nariz. Mas você mostrou aspectos positivos da obra, que vão além dos clichês. Essa questão da aceitação do corpo ainda precisa ser muito debatida, para que as futuras gerações não passem pelos mesmos dilemas das meninas atuais.

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Sensacional! Mas confesso que se não fosse por uma indicação também não leria. Já vi essa capa diversas vezes. É a primeira vez que leio algo sobre o livro. Achei bem interessante.

    Parabéns pela resenha! Muito bacana mesmo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s